Paralisia Facial

por Dr. Diogo Suriani Ribeiro

Paralisia Facial é uma condição clínica na qual há uma fraqueza ou paralisia dos músculos da face. Geralmente, acomete um lado do rosto, mas em alguns casos pode ser bilateral.

As causas Paralisia Facial são diversas, que podem ser desde um Acidente Vascular Cerebral (AVC, ou derrame), traumas, vírus como o do herpes e até mesmo ter causa desconhecida.

Além da fraqueza muscular, que é a principal característica, alterações de sensibilidade como formigamento, dormência, mudanças no paladar e dor, também podem estar presentes.

Grande parte dos pacientes têm melhora espontânea já na primeira semana. Entretanto, em média 30% das pessoas acometidas, não conseguem uma recuperação completa e podem apresentar complicações mais sérias. Uma delas é a sincinesia, que são movimentos indesejados, por exemplo quando a pessoa sorri e o olho se fecha junto, involuntariamente. Outra complicação do quadro são os problemas oculares, que podem ir desde uma leve irritação no olho até uma séria lesão de córnea.

Por isso, procurar um serviço especializado é fundamental para a recuperação. Uma avaliação específica e detalhada irá identificar os principais comprometimentos e definir qual o tratamento mais indicado para cada pessoa, acelerando a recuperação e evitando o aparecimento de complicações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *