Você sabe o que é Pubalgia?

Pubalgia, conhecida também como Osteíte Púbica, é uma patologia caracterizada pela presença de dor na região do púbis. É uma patologia que afeta vários esportistas, com uma grande incidência em praticantes de futebol. São várias as causas de uma pubalgia, sendo de diagnóstico complexo e quanto mais precoce isso ocorrer, melhor o prognóstico.

Os sintomas mais comuns são dores na região púbica, nos adutores, ao tossir e espirrar, durante a execução de exercícios abdominais. A dor aumenta quando o indivíduo permanece apoiado apenas sobre uma perna. Suas causas são bastante discutidas na literatura, sendo que as mais relatadas são fraqueza da musculatura abdominal (superficial e profunda), disfunção da musculatura adutora, hipomobilidade e disfunção dos rotadores e abdutores do quadril e intensos treinos físicos (overtraining/sobrecarga).

O tratamento da pubalgia normalmente é consevador, porém o tratamento cirúrgico também é comum. No tratamento conservador, além da prescrição de medicamentos feito pelo médico, vários recursos terapêuticos podem ser usados, como eletroterapia, técnicas de terapia manual, crioterapia, reequilíbrio muscular (musculatura específica e estabilização central – CORE training), entre outros. O mais importante para uma reabilitação eficaz é uma boa avaliação biomecânica para diagnóstico das disfunções e correção das mesmas, uma vez que várias disfunções podem levar ao quadro de osteíte púbica.

 

Referencia Bibliográficas:
Pizzari T. ET AL, 2008
Lee, D. 2001
Cunningham,P.M., et al, 2007
Hegedus, E.J., ET AL, 2012

Para mais informações entre em contato conosco pelas redes sociais ou agende uma avaliação:

Moving Saúde
Tel: (62) 4013-6464
Cel: (62) 98409-7799
End. Rua 147, n 75, (Academia Bodytech)
Setor Marista, Goiânia-GO

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *